Sinais Primários da Fertilidade III: Posição do Cérvix

Agora chegou a vez de falar sobre o terceiro sinal primário de fertilidade, a posição do cérvix ou colo do útero, se preferir. Apesar de ser um sinal primário, seu acompanhamento é opcional, pois, como já dissemos, podemos determinar a fertilidade apenas acompanhando o muco juntamente com a temperatura basal. Observar a posição do colo do útero serve como um complemento, uma forma a mais de confirmar as mudanças do ciclo.

A primeira coisa que você deve ter em mente: o colo do útero muda de posição conforme a fase do ciclo em que você está.

Uma gracinha, não é?

Mesmo antes de estudar sobre percepção da fertilidade, todas as mulheres com vida sexual ativa já devem ter passado pela mesma situação ao menos uma vez na vida: você está com seu parceiro e está tudo ótimo, então vocês mudam a posição e você sente um incômodo dentro de você; ou em uma mesma posição, em dias diferentes. Pois é, esse incômodo tem a ver com o fato de o seu colo (parte inferior do seu útero) sofrer alterações durante o ciclo, alterações essas que você pode sentir e tocar. A seguir, coloquei uma imagem para relembrar a anatomia do cérvix, e se você ler um pouco mais sobre ele, a gente falou um pouco no post Conhecendo o corpo. É só clicar. 

Anatomia do colo do útero.

Pode demorar um pouco até que você saiba reconhecer e interpretar o seu corpo, mas tenha certeza de que valerá a pena o tempo investido.
"Tal como acontece com o líquido cervical, o colo do útero se prepara para uma gravidez em todos os ciclos, transformando-se em um perfeito 'portão biológico' através do qual o esperma pode passar no caminho para encontrar o óvulo. Ele faz isso tornando-se macio e aberto próximo da ovulação, a fim de permitir a passagem do esperma pelo útero e nas trompas de Falópio. Além disso, o colo do útero aumenta devido ao efeito estrogênico nos ligamentos que mantêm o útero no lugar." 
Toni Weschler

O colo do útero geralmente é firme como a ponta do nariz e vai se tornando macio (como seus lábios), à medida que você se aproxima da ovulação. Além disso, normalmente é bastante baixo e fechado, sentindo-se um pouco como uma covinha, e só aumenta e se abre em resposta aos altos níveis de estrogênio em torno da ovulação. E, finalmente, é o próprio colo do útero que expele o fluido cervical úmido de qualidade fértil quando o óvulo está prestes a ser liberado. Vamos explicar melhor:

Menstruação
O colo do útero geralmente está baixo, firme e ligeiramente aberto para permitir que o sangue flua. Ele fica mais firme, como a ponta do nariz.


Pré-ovulação
O colo do útero está um pouco mais alto, sendo um pouco difícil de alcançar, um pouco mais suave, úmido e ligeiramente aberto permitindo a passagem do esperma. Você pode começar a notar que seu muco parece ser um pouco mais fértil neste momento.


Ovulação
O colo do útero deve estar no seu nível mais alto, pois você está em sua fertilidade máxima! Você pode até não ser capaz de alcançá-lo, ou pode ser capaz de tocá-lo com as pontas dos dedos. O colo do útero estará aberto e com uma boa quantidade de muco fértil e você o sentirá muito macio, mais como seus lábios. A superfície externa também parecerá muito molhada ou até escorregadia.


Após a ovulação
O colo do útero geralmente retornará a uma posição baixa, firme e fechada. Você o sentirá firme novamente, como a ponta do nariz com uma sensação seca.

Próximo a menstruação
O colo do útero continuará firme, como uma fruta não madura, talvez com leve umidade. Você não perceberá muito muco, se houver, será de qualidade infértil.

Possível gravidez
O colo do útero geralmente começa a ficar mais alto, com uma sensação suave e esponjosa e permanece fechada para proteger o útero. O muco então começará a ficar mais grosso, criando um "tampão". Essa mudança pode ser percebida dias após a concepção, para algumas mulheres e, para outras, apenas no primeiro trimestre.

Colocando essas informações em um gráfico, ele seria mais ou menos assim:


A seguir, um passo a passo ilustrado de como verificar o colo do útero:

1. Não custa lembrar, isso é o que estamos procurando.
O colo do útero é a parte mais inferior do útero, onde ele se conecta com a parede vaginal. Está localizado entre 7 e 15 cm dentro da vagina, no final do túnel vaginal. Parece uma pequena rosquinha com um pequeno orifício no centro.


2. Lave bem as mãos.
Você vai inserir seus dedos dentro da vagina para sentir seu colo do útero, por isso é importante lavar as mãos cuidadosamente para evitar a transmissão de bactérias ao seu sistema reprodutivo. Evite usar loção ou creme para mãos, pois os ingredientes desses produtos podem levar a infecções e irritações vaginais. Se você tem unhas grandes, você pode considerar cortar um pouco antes de sentir seu colo do útero. Uma unha longa e afiada poderia arranhar sua vagina. E não esqueça de deixar as unhas bem limpas, pois as sujeiras que ficam nelas também podem conter inúmeras bactérias e microorganismos.



3. Encontre uma posição confortável.
Muitas mulheres preferem agachadas ou deitada de costas com as pernas dobradas. O importante é que você deve medir na mesma posição por todo o ciclo.



4.  Insira o dedo médio na vagina.
Mova suavemente o dedo para a abertura vaginal e deixe-o deslizar na sua vagina. Dependendo de onde você está no seu ciclo, seu dedo pode atingir vários centímetros na vagina antes de sentir seu colo do útero. Se desejar, você pode lubrificar o dedo com um lubrificante à base de água para ajudá-lo a deslizar com mais facilidade. Não use vaselina, loção ou qualquer outro produto que não esteja especificamente rotulado para uso na vagina.



5. Sinta o colo do útero.
A ponta do dedo tocará a abertura em parecida com uma rosquinha no final da vagina. Você saberá que é colo do útero se seu dedo não conseguir continuar entrando. O colo do útero pode ser macio, como os lábios, ou firme, como a ponta do nariz, dependendo da fase do ciclo.




6. Determine se o colo do útero está baixo ou alto. 
Se o colo do útero está "baixo", o que significa apenas alguns centímetros de sua abertura vaginal, isso significa que você provavelmente está infértil. Se for "alto", localizado no fundo da vagina, você está no período fértil. As primeiras vezes que você sente seu colo, será difícil determinar se é alto ou baixo. Continue sentindo todos os dias ao longo de um mês ou dois, observando as diferenças na posição do colo do útero de semana para semana. Eventualmente, você poderá dizer se seu colo do útero é baixo ou alto.


7. Determine se o colo do útero é firme ou macio.
Se o seu colo do útero é firme e fechado, provavelmente você não está fértil. Se é suave e tem alguma abertura, você pode estar no período fértil.



8. Determine se o colo do útero está molhado.
Durante a ovulação, o colo do útero você vai se o colo bastante molhado e com fluidos e você provavelmente terá uma quantidade aumentada de muco. Antes, e após a ovulação, o colo do útero vai se sentir mais seco até a menstruação ocorrer. 



Caso queira, você pode conferir imagens do colo do útero em diversos momento do ciclo no site Beautiful Cervix, que reune fotos tiradas, diariamente, do colo do útero de uma voluntária. Também já vi algumas meninas comprarem seus próprios espéculos (aqueles que o ginecologista usa pra fazer exame de rotina no consultório) e verificam com um espelho. Não testei isso ainda, mas quem já testou, diz que é bastante empoderador.

Verificar a posição do colo pode nos ajudar a conhecer nosso corpo, assim como nos aproximar dele, perder o receio que temos de nos tocar e descobrir que coisas maravilhosas nosso corpo tem para nos mostrar.


Fonte: 

Grupo Facebook DIU de Cobre
Grupo Facebook Percepção da Fertilidade e Contracepção Natural
Cervical Position. Disponível em: http://peeonastickfreak.com/2014/11/14/cervical-position/
Feel Your Cervix. WikiHow. Disponível em: http://www.wikihow.com/Feel-Your-Cervix
Weschler, Toni. “Taking Charge of Your Fertility : The Definitive Guide to Natural Birth Control, Pregnancy Achievement, and Reproductive Health (9780062409911).” iBooks.

Comentários